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Criar planetas com Terragen

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Criar planetas com Terragen

Mensagem  Jorge Antunes em Qua Nov 10 2010, 10:19

Apresento um pequeno tutorial feito por, Jayhawker, demonstrará como fazer imagens de planetas de uma forma simples e exclusiva.
Configurações de Câmera e Terreno:

- Tamanho do Terreno (Terrain Size): O maior que você puder. Eu uso 1025x1025
OBS: Se seu Terragen não é registrado, use 513x513, mas certifique-se que a imagem vai sair boa, fazendo as alterações necessárias.

- Render Curved Terrain: Ative essa opção (na mesma janela da anterior) para que a imagem fique com aspecto arredondado.

- Raio do Planeta (Planet Radius): Eu uso 500Km (Quanto menor o valor, mais redondo o planeta fica, pois essa é a distância entre o solo e o "núcleo". Aconselho a você testar vários valores, altos e baixos, para ver o que acontece).

- Metres Point Spacing: 60 (Esse valor representa o tamanho dos metros, ou algo assim. Quanto maior o número, maior a impressão de que o terreno é grande).

- Posição da Câmera (Camera position): Mantenha a câmera na mesma posição que ela começa (no meio do limite inferior do mapa). Quando você alterar o tamanho do terreno, a câmera mudará de posição. Então, para um terreno com 1025x1025 de tamanho, posicione a câmera em x= 30500m e y= 0m.

- Altitude da Câmera (Camera Altitude): 1500m (todas as medidas são em metros).

OK. Até aqui a imagem de sua paisagem deverá ser algo próximo a isso:


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Zoom, Alvo da Câmera and Céu:

- Zoom: Clique em Render Settings e coloque o valor 1 na parte de Zoom (se for maior que UM você não perceberá diferença entre terrenos planos e curvados, e menor que UM o seu terreno ficará muito curvado)

- Altitude do Alvo da Câmera (Target Altitude): 1500m (isso fará com que a câmera focalize o horizonte)

- Posição do Alvo (Target Position): Centro do mapa (x= 30500m, y= 40000m)

- Nuvens (Clouds): Sem nuvens, por motivos técnicos. Se quiser tentar colocar nuvens... aí é com você. Eu não trabalho com nuvens na renderização de planetas pelo Terragen. Para limpar seu céu, basta acessar a parte de nuvens e colocar Density Contrast= 0.

- Tamanho do Céu (Sky Size): 15000

- Altitude do Céu (Sky Altitude): 30000 OBS.: Se, com essas configurações de Tamanho e Altitude do Céu, você notar algum espaço preto entre o horizonte e o céu, tente ir mudando ambas as configurações até encontrar o resultado desejado.
Nesse momento, sua imagem deve estar assim:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Configurações de Atmosfera e Luz:

- Neblina (Haze Half-height): Diminua para 362m

- Atmosfera (Atmosphere Half-height): Coloque um valor igual ou inferior a 1024m (quanto menos o valor, mais escura ficará a atmosfera, proporciando, assim, uma vista semelhante ao espaço).

- Luz do horizonte (Light Decay Half-height):O mesmo valor da neblina (362m)

- Haze Density, Light Decay Density e Atmosphere Density: Mantenha os valores originais de cada um (20%). Você pode fazer teste com esses valores se quiser.
Na janela de configurações do Sol:
- Claridade da Neblina (Glow Power): Utilize o valor máximo (150%). Isso fará com que o horizonte brilhe.

- Quantidade de Claridade (Glow Amount): À sua escolha. Usando 300% (o maxímo) você terá brilho em boa parte da imagem, inclusive sobre o terreno, enquanto 0% fará com que nada brilhe. Eu prefiro usar 100%.

Se você fez tudo exatamente como explicado acima, sua imagem deverá ser assim: [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Pronto. As configurações báscias de um planeta estão prontas. Agora vamos mudar as características particulares do mesmo. Vamos fazer, por exemplo, um planeta de arquipélagos...

Terreno (Terrain):

- Gere um terreno "Ridged Perlin" com "Glaciation" igual a 0 e "Canyonism" igual a 100 (isso criará terrenos planos com 2 altitudes).

- Tamanho das montanhas (Size of Features): MAXIMO!!!

DICA: Desabilite a opção USE RANDOM ORIGIN EACH TIME e utilize esses códigos: x=1000, y=1000. Seu terreno ficará igual a este:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


- Clique no botão MODIFY. Altere o valor "Scale Vertical" para 5% e aperte o botão Scale Vertical. (isso fará com que a altura do terreno seja diminuída para 5% do valor original, dando um aspecto de distância).

OBS.: É muito imporante que a altitude da câmera seja 1500m, para a imagem ter o aspecto desejado. Então, dependendo da altitude do seu terreno, desative a opção FIXED HEIGHT ABOVE SURFACE para que as posições da câmera e do alvo sejam iguais 1500m.

Cores (Colour):

- Mude a cor principal do terreno para verde (A terceira cor pré-determinada que tem nas caixinhas, na parte de cores... RGB: 24, 40, 16)

Água (Water):

- Mantenha as configurações originais, apenas mude a altitude (Water Level) para 400m

Sua imagem deverá estar assim:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]


Sol (Sun) e Sombra (Shadow):

- Mude a cor do sol (Base Sun Colour) para RGB: 256, 176, 128

- Posição do Sol (Sun Position): -60

- Altitude do Sol (Sun Altitude): 10

- Claridade da Sombra (Shadow Lightness): 64% (não mude as cores)

- Single Colour Shadow Lighting: Você pode alterar entre Single e Multi. Aqui, eu usarei Single (Simples).

Cor da Atmosfera (Atmosphere Colour):

- Mude para RGB: 200, 152, 96

Configuraões de Renderização (Render Seetings):

- Exposure: 2 (Connected T-Stop = 1)

- Gamma Correction for Rendering Images (Options): Mude para 1,5

- Widht: 800 pixels
- Height: 1200 pixels (igual a um pôster)

- Coloque os detlahes no máximo (Maximum Detail).

Mande renderizar... (Render Image)
A Imagem Final:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Quando você manda visualizar a imagem (Render Preview), você a vê de uma maneira. Quando você manda renderizar o projeto final (Render Image), com essas configurações de tamanho (800x1200) e de Zoom, algumas partes que não estavam na visualização aparecerão.
Agora é só ir praticando e criando seus próprios planetas, seja criativo. Use o COREL DRAW ou PHOTOSHOP para melhorar a imagem ou acrescentar efeitos...
Mais um tutorial.... Very Happy

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