netCAD 3D Fórum
Olá Convidado!

Desde já, Seja muito bem-vindo ao Fórum netCAD 3D!!

Você necessita de se cadastrar ou logar-se, para poder contar com toda a disponibilidade do nosso Staff e conteúdos do fórum.



Participe do fórum, é rápido e fácil

netCAD 3D Fórum
Olá Convidado!

Desde já, Seja muito bem-vindo ao Fórum netCAD 3D!!

Você necessita de se cadastrar ou logar-se, para poder contar com toda a disponibilidade do nosso Staff e conteúdos do fórum.

netCAD 3D Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Curso Rápido On-line

O que é tecnologia BIM? Netcad3d_cursorapido

Blogue netCAD 3D

netCAD 3D

beruby.com, o portal onde podes poupar!
Últimos assuntos
» Break Lines - Superfícies
O que é tecnologia BIM? EmptyQui Set 25 2014, 12:38 por H.Colombo

» Ganha em Junho 4 cents por referido Publipt
O que é tecnologia BIM? EmptySex Jun 06 2014, 09:50 por Jorge Antunes

» IKinema WebAnimate para animação 2D
O que é tecnologia BIM? EmptyTer Out 22 2013, 10:11 por Jorge Antunes

» Corredor Urbano
O que é tecnologia BIM? EmptyTer Out 22 2013, 09:22 por bmvp

» Corte_Aterro Civil 3d
O que é tecnologia BIM? EmptyTer Out 08 2013, 11:49 por a|pinho

» Como quebrar várias linhas em interseções?
O que é tecnologia BIM? EmptySeg Set 09 2013, 21:10 por def

» Versão Lite do Maya lançada pela Autodesk
O que é tecnologia BIM? EmptySex Ago 30 2013, 11:33 por Jorge Antunes

» MOI 3D - Moment of Inspiration
O que é tecnologia BIM? EmptyQua Ago 21 2013, 15:49 por Jorge Antunes

» Autodesk AutoCAD 360
O que é tecnologia BIM? EmptyQui maio 30 2013, 14:50 por Jorge Antunes

» Já está ai o novo AutoCAD 2014
O que é tecnologia BIM? EmptyQua Mar 27 2013, 22:50 por Jorge Antunes

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Visitas

O que é tecnologia BIM?

3 participantes

Ir para baixo

O que é tecnologia BIM? Empty O que é tecnologia BIM?

Mensagem  Jorge Antunes Qui Nov 18 2010, 11:55

Achei este artigo interessante sobre a tecnologia BIM que resolvi partilha-lo aqui com a malta do fórum. Embora já tenha aqui apontado pelo amigo def, em relação ao REVIT e outro software. Creio que o Civil 3D da Autodesk também para lá caminha.

dharmasistemas escreveu:
A sigla BIM pode ser interpretada como Building Information Model ou ainda, como Building Information Modeling. A utilização de uma ou da outra interpretação, depende do contexto da análise.Utiliza-se Building Information Model para fazer referência ao conjunto das informações geradas e mantidas ao longo do ciclo de vida de uma edificação. Este conjunto de informações configura-se nas soluções BIM, como o modelo virtual do edifício. Por outro lado, Building Information Modeling é o nome dado ao processo de geração e manutenção deste modelo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

As informações contidas no modelo virtual do edifício podem ser usadas de diversas maneiras: geração da documentação de produção e quantitativos, análises de desempenho dos sistemas construtivos, análises de interferências, etc.Apesar da recente ascensão do BIM, este conceito remonta aos anos 70 com a publicação de artigos do Prof. Charles M. Eastman do Georgia Institute of Technology sobre BPM (Building Product Model).Hoje existe muita controvérsia a respeito de quem criou o termo BIM. Existe a teoria que a Autodesk Inc. tenha criado e termo, para referenciar uma nova geração de CAD 3D Orientado a Objetos especializado em AEC, que ela lançou no mercado no início dos anos 90 (IAI, 2010).Atualmente diversos desenvolvedores de sistemas CAD (AUTODESK, 2010; BENTLEY SYSTEMS, 2010; GRAPHSOFT, 2010) têm apostado no BIM e oferecido soluções baseadas neste conceito. Estas soluções são compostas basicamente por ferramentas especializadas para atender projetos de arquitetura, estrutura e instalações prediais e a integração destes projetos.Aplicações do BIM

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Um exemplo de aplicação é a compatibilização entre as disciplinas de arquitetura, estrutura e instalações. Utilizando BIM os profissionais de cada área podem verificar interferências, com mais facilidade e precisão do que os métodos tradicionais que usam desenhos 2D como referência. A utilização de uma base centralizada de informações (modelo virtual do edifício) por todas as disciplinas minimiza erros e conseqüentemente tempo de projeto. Outro exemplo de utilização do BIM são os processos de análise estrutural e energética, os quais o projeto de um edifício precisar ser submetido. Usando a abordagem tradicional é necessário retrabalhar os dados para que seja possível utilizá-los nos softwares de análise.No BIM este retrabalho não é necessário, pois ele prevê a utilização de formatos de arquivos neutros (IFC) para troca consistente de dados entre os aplicativos de projeto e simulação.Crescente interesse do mercado pelo uso do BIM

A detecção e resolução de problemas na produção e no gerenciamento de edifícios usando o BIM agregam um caráter promissor a este conceito, despertando o interesse crescente do mercado na sua utilização.Organizações como a GSA (General Services Administration) e GM (General Motors), ambas nos EUA e os governos da Noruega, Alemanha, Singapura e Hong-Kong, entre outros, já estão adotando o BIM no projeto e gerenciamento de suas edificações.As empresas fabricantes de software CAD estão aprimorando seus produtos para atender cada vez mais os requisitos de utilização do BIM. Elas já entenderam que esta tecnologia está revolucionando o setor de AEC e estão trabalhando para melhorar a integração entre seus produtos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Alguns benefícios do BIM

Imagine quanto tempo e dinheiro pode ser economizado com a utilização racional dos dados do projeto: o BIM lhe dá esta possibilidade. Vários benefícios podem ser citados com relação à utilização do BIM (EASTMAN, 2008). Eis alguns deles:

  1. Verificação de interferências entre as diversas disciplinas, facilitando o processo de compatibilização;
  2. Estimulação do trabalho em equipe dos profissionais envolvidos, prevenindo a ocorrência de interferências;
  3. Minimização de dúvidas de projeto, pois modelos 3D são mais claros que desenhos 2D. Em função deste benefício obtêm-se diminuição do tempo de projeto;
  4. Mais produtividade, pois as ferramentas BIM permitem extrair do modelo 3D toda informação necessária para produção, análise e gerenciamento do edifício;
  5. Melhoria na qualidade de execução e apresentação de projeto;
  6. Redução de custos de produção e manutenção em função da facilidade de detectar problemas antecipadamente usando o modelo 3D.
Considerações Finais

As principais soluções BIM do mercado possuem diversos recursos para auxiliar no projeto de edificações. Entretanto, observa-se que ainda falta aderência, por parte destas soluções, aos padrões nacionais, tais como: compatibilidade com as normas para cálculo de estruturas e instalações e biblioteca de componentes.Ao adquirir estes produtos, não basta apenas instalá-los e seguir seus kits básicos de aprendizado. É necessário investimento pesado para efetiva implantação destas soluções. O uso de soluções BIM requer uma verdadeira reforma nos processos internos e nas pessoas de uma companhia (KHEMLANI, 2004).Apesar das sofisticadas ferramentas colaborativas para WEB oferecidas hoje, não existe uma cultura de projeto colaborativo disseminada no mercado. Os diversos profissionais envolvidos no projeto de uma edificação ainda trabalham isoladamente e nem todos utilizam ferramentas CAD 3D.A proposta do BIM é muito boa, mas antes que ela se torne realidade, muitas barreiras devem ser transpostas (BERNSTEIN; PITTMAN, 2004). As empresas fornecedoras de soluções e as universidades podem ajudar a mudar este cenário desenvolvendo um trabalho conjunto.Do lado da indústria de software ficaria a responsabilidade de oferecer soluções e serviços customizados para o mercado nacional. Já as universidades, ficariam com o ensino e divulgação do conceito de BIM nos cursos de graduação, de pós-graduação e em eventos com participação das empresas de software. Estas ações poderiam a médio e longo prazo, preparar o mercado para uso efetivo do BIM.
Fonte: dharmasistemas.wordpress.com
Jorge Antunes
Jorge Antunes
Administrador

Número de Mensagens : 669
Idade : 50
Localização : Fig. da Foz
Data de inscrição : 05/09/2008

http://netcad3d.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O que é tecnologia BIM? Empty Olá turma

Mensagem  antoniomartins Sáb Abr 07 2012, 14:54

Oi pessoal, acabei de me cadastrar no forum e vim em busca de contatos que possam compartilhar comigo, entre outros assuntos, a tecnologia BIM.Li esse artigo e de inicio ele já me referendou muitas coisas, portanto, quem tiver interesse em compartilhar sobre o tema, estarei a disposição e sem exagero, sedento por mais informações e referências de todos os tipos.Obrigado pela atenção e até a proxima.

Antonio Martins Neto

antoniomartins
Novato

Número de Mensagens : 1
Idade : 44
Localização : recife
Data de inscrição : 07/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

O que é tecnologia BIM? Empty Re: O que é tecnologia BIM?

Mensagem  def Sex Abr 20 2012, 08:49

o BIM não é tecnologia, mas sim um conceito...

Existe muita informação e muita discussão sobre o tema! Nessa discução, não discutimos tecnologia ou software, mas sim o conceito. A tecnologia suporta o BIM, mas não é o BIM!

Há quem fale hoje em dia em CIM... CIty Information Modeling!

Vale (realmente) a pena pensar nisto!
def
def
Moderador

Número de Mensagens : 649
Idade : 48
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 13/06/2009

http://revit-pt.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O que é tecnologia BIM? Empty Re: O que é tecnologia BIM?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos