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Quem usa o Blender
netCAD 3D Fórum :: BLENDER 3D :: Tutoriais/Dicas :: Geral
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Quem usa o Blender
Para os cépticos em relação ao Blender segue esta pequena estatística apresentada na Blender Conference por Andrew Price.
Pena que o Blender não seja apenas apontado como um programa que as pessoas usam por hobby, mas, seja apontado como o fantástico open source com recursos suficientes para atingir resultados artisticamente avançados e maduros. Ainda perde para o software comercial mas com esta crise a nível mundial isso tem vindo a mudar.
Eu já o vou usando regularmente mas ainda nã dá para tudo.
Pena que o Blender não seja apenas apontado como um programa que as pessoas usam por hobby, mas, seja apontado como o fantástico open source com recursos suficientes para atingir resultados artisticamente avançados e maduros. Ainda perde para o software comercial mas com esta crise a nível mundial isso tem vindo a mudar.
Eu já o vou usando regularmente mas ainda nã dá para tudo.
Blender Noticias escreveu:
Confira a tradução da palestra apresentada por Andrew Price:
Confira a versão original aqui.
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Introdução
Nesta apresentação, será discutido as grandes questões – O que estamos fazendo de errado? O objetivo é levantar algumas questões que nós, como uma comunidade estamos fazendo errado e
fornecer as soluções possíveis, não apenas apontando falhas, mas chamar à atenção da comunidade para que possamos agir sobre elas.
Questão 1: Definir Metas
Se você ja esteve em algum fórum de discussão do Blender, provavelmente já se deparou com esta situação: Muita gente com muitas opiniões! Todos parecem ter a resposta certa para o que precisa ser feito para melhorar, mas nunca chegamos a lugar algum. A razão para isso é que não há uma voz central ou sondagem para determinar qual a mudança mais importante a ser feita. As empresas costumam acompanhar este tipo de dados através da distribuição de uma pesquisa de opinião.
No entanto, para o Blender isso nunca tinha sido feito antes. Assim, em agosto de 2010, criei (Andrew Price) “The Great Blender Survey” uma pesquisa feita com a comunidade Blender Mundial. O objetivo era esclarecer quem usa o Blender e porque?
Eu acho (Andrew Price) que se você pode responder essa pergunta, então tudo cairá no lugar. Você pode determinar o que as pessoas estão fazendo com o Blender e, em seguida, desenvolver o software às suas necessidades.
Questão 2: Marketing
Andrew sugere que é preciso desenvolver um marketing melhor para o Blender sobretudo no site oficial, onde usuários novatos se sentem perdidos e desmotivados a baixar o software. É preciso ter bem destacados imagens feitas com o software para mostrar seu potencial, o que é o Blender e o link para o download devem também devem estar em destaque na página inicial do site oficial.
Questão 3: Treinamento
Há dois problemas. O primeiro deles é que o treinamento é extremamente difícil de encontrar. Usuários experientes sabem sobre o sites Blender Cookie e Blender Guru
(Obs.: ótimos sites com tutoriais sobre o Blender. Todos em inglês! Por isso o Reality Digital Arts nasceu, para oferecer o mesmo conteúdo de qualidade em português. ;-P), mas os usuários novos não tem conhecimento destes sites.
Uma solução óbvia seria a de atualizar a página de tutoriais do site oficial Blender.org, mas infelizmente eu já fiz isso (Andrew Price) e não resolveu o problema. Por quê? Porque a página de
tutoriais é quase impossível de encontrar! Um usuário novato não sabe que precisa clicar em ‘Educação & Ajuda’ e então ler um bloco longo de texto para encontrar o link para “Tutoriais”. Sem treinamento de fácil acesso, novos usuários tendem a ficar frustrados com o Blender e
pare de utiliza-lo. Precisamos fazer referência a página do tutorial em tantos lugares quanto possível, para que novos usuários possam localizá-los com facilidade.
Questão 4: Doações
Recebimento de doações é fundamental para o sucesso do Blender. Quanto mais dinheiro a fundação receber, mais desenvolvedores trabalhando diretamente a fundação pode contratar.
Infelizmente, o sistema de doação tem um conceito muito simples e desmotivador. Uma solução para isso segundo Andrew, é tornar a doação mais divertida implantando um sistema de Ranking, os usuários que mais doarem seriam classificados em categorias de bronze, prata e ouro, e
teriam uma identificação de seu status em grandes fóruns do Blender.
Isso motivaria ainda mais as doações.
The Great Blender Survey
A pesquisa foi realizada durante 3 meses, e contou com 3.434 participações. Confira o resultado abaixo:
Q1: Você é homem ou mulher?
Homens: 98% Mulheres: 2%
Q2: Qual sua idade?
Abaixo de 13: 2% Entre 13 e 17: 21% Entre 18 e 24: 27% Entre 25 e 29: 15% Entre 30 e 39: 21% Entre 40 e 49: 9% Acima de 50: 5%
Q3: A quanto tempo você usa o Blender?
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Q4: Qual seu nível de habilidade com o Blender?
Iniciante: 36% Intermediário: 53% Avançado: 11%
Q5: Para qual atividade você mais utiliza o Blender?
Hobby: 53% Freelance: 9% Criação de Jogos: 7% Animações: 6% Visualização Arquitetônica: 5% Efeitos Visuais: 5% Outros: 15%
Q6A: Você já utilizou algum renderizador externo com o Blender?
Sim: 66% Não: 34%
Q6B: Se sim, qual renderizador você utiliza?
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Q7A: Você já utilizou algum programa 3D Comercial?
Sim: 74% Não: 26%
Q7B: Se sim, qual programa?
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Q8: Porque você começou a utilizar o Blender?
Porque é gratuito: 48% Gostei dos trabalhos feitos com o Blender: 23% Escutei boas opiniões sobre ele: 15% Não gostei dos softwares comerciais: 6% Assisti aos curtas da Fundação Blender: 4% Bom suporte via comunidade online: 4%
Q9: Você se imagina migrando para outro software 3D nos próximos 5 anos?
Sem chance! Blender para sempre: 35% Duvido muito: 39% Possivelmente: 20% Se as coisas não melhorarem, sim: 5% Definitivamente: 1%
Q10: Qual aspecto do Blender necessita de mais melhorias?
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Q11: Em sua opinião, qual o maior problema do Blender?
Falta de documentação: 29% Falta de publicidade: 20% Falta de trainamento profissional: 19% Comunidade Dispersa: 17% Falta de suporte profissional: 10% Comunidade Imatura: 5%
Q12: Você já ganhou dinheiro utilizando o Blender?Então, o perfil dos usuários do Blender é:
Não: 72% Sim: 23% Prefiro não dizer: 5% [b]Você se enquadra neste perfil? O que achou dos resultados da pesquisa? Deixe seu comentário! Participe!
Homens
Idade entre 18 e 25 anos
Usa o Blender como um Hobby
Relativamente novo com o Blender
Não está contente com a Render Engine
Frustrado com a falta de documentação
Já utilizou softwares comercias
Não utiliza o Blender como fonte de Renda
Fonte: Blender Noticias
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