Últimos assuntos
Procurar
Top dos mais postadores
Jorge Antunes | ||||
def | ||||
a|pinho | ||||
jorgeanjos | ||||
SilvaTop | ||||
mbatista | ||||
toposcada | ||||
cadcastro | ||||
sergiolopez | ||||
hugopaulo |
Blog netCAD 3D by Jorge Antunes is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Portugal License.
Adicionar diferentes materiais ao mesmo objecto
Página 1 de 1
Adicionar diferentes materiais ao mesmo objecto
Enquanto preparo alguns tutoriais para colocar aqui no fórum apresento alguns dos que encontro pela net nas minhas pesquisas.
(traduzido e adaptado por Paty Algayer. Retirado do site freeblendmind – original em inglês aqui)
Este tutorial visa mostrar como adicionar vários materiais diferentes à mesma mesh .
Abra o Blender e inicie uma nova cena (CTRL X). Mantenha o cubo padrão que aparecerá na cena inicial do Blender. Comece no modo câmera (Num 0).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Cubo padrão do Blender
Com o cubo selecionado, entre no Edit mode (tecla TAB) e ative o modo Face Select.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Barra de ferramentas
Pontos pretos vão aparecer no centro de cada face. Clique no centro da face que está de frente para você com o botão direito do mouse para selecioná-lo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Cubo no face select
No menu de edição (F9), pressione o botão New na aba Link and Materials.
O material irá aumentar de 1 Mat: 1 para 2 Mat:2. Usando as pequenas setas que apontam para a esquerda ou a direita, você pode escolher entre um material e outro. Volte para o material 2 Mat:2. Clicando no botão Assign você irá selecionar o material 2 Mat: 2 à face selecionada, enquanto as outras faces manterão o material 2 Mat: 1.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Aba de materiais
No menu Shading (F5), procure na aba Material o botão que mostra 2 Mat: 1. Escolha a Col do material de forma a ter a cor verde.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Abas de configuração de material
Clique agora na seta da direita de modo que se leia 2 Mat: 2. Agora, é este segundo material que está disponível pra edição.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Vamos dar a este índice um novo material clicando nos botões a esquerda do botão MA:Material button e escolha ADD NEW. No material agora aparece A:Material.001. Escolha a cor Col do material.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Aba de configuração do segundo material
Volte ao Edit mode (TAB) e entre no modo de visão shaded (Z). Aí está sua antiga mesh, com novas cores!!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Cubo com materiais aplicados
Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Tópicos semelhantes
» Propriedades de um objecto
» Como adicionar a barra de estado de Map em Civil 3D?
» ASSOCIAR MATERIAIS E CHAMADA EXECUTIVO
» Como adicionar a barra de estado de Map em Civil 3D?
» ASSOCIAR MATERIAIS E CHAMADA EXECUTIVO
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Set 25 2014, 12:38 por H.Colombo
» Ganha em Junho 4 cents por referido Publipt
Sex Jun 06 2014, 09:50 por Jorge Antunes
» IKinema WebAnimate para animação 2D
Ter Out 22 2013, 10:11 por Jorge Antunes
» Corredor Urbano
Ter Out 22 2013, 09:22 por bmvp
» Corte_Aterro Civil 3d
Ter Out 08 2013, 11:49 por a|pinho
» Como quebrar várias linhas em interseções?
Seg Set 09 2013, 21:10 por def
» Versão Lite do Maya lançada pela Autodesk
Sex Ago 30 2013, 11:33 por Jorge Antunes
» MOI 3D - Moment of Inspiration
Qua Ago 21 2013, 15:49 por Jorge Antunes
» Autodesk AutoCAD 360
Qui maio 30 2013, 14:50 por Jorge Antunes
» Já está ai o novo AutoCAD 2014
Qua Mar 27 2013, 22:50 por Jorge Antunes