Últimos assuntos
Procurar
Top dos mais postadores
Jorge Antunes | ||||
def | ||||
a|pinho | ||||
jorgeanjos | ||||
SilvaTop | ||||
mbatista | ||||
toposcada | ||||
cadcastro | ||||
sergiolopez | ||||
hugopaulo |
Blog netCAD 3D by Jorge Antunes is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Portugal License.
Algumas terminologias
2 participantes
netCAD 3D Fórum :: 3D Studio MAX :: Tutoriais/Dicas :: VRay
Página 1 de 1
Algumas terminologias
Antialiasing & Image Sampling
Antialiasing é uma técnica especial para simular suavidade nas bordas e detalhes das áreas de
alto-contraste em uma imagem. O plugin V-Ray consegue uma excelente qualidade de antialiasing realizando diferentes amostragens em um mesmo quadro. Para determinar se a utilização do recurso é necessária, o V-Ray compara as diferenças de cor (e outras propriedades) entre as partes da imagem.
Area lights
Area Light é um termo utilizado para descrever pontos de luz que não possuem um local específico na cena. Esse tipo de fonte luminosa pode produzir sombras do tipo Area Shadow, sombras borradas e difusas.
Depth of field (DOF)
Depth of field é o efeito onde determinada área da imagem aparece mais nítida do que as demais (geralmente borradas). No mundo real esse efeito ocorre quando há variações no controle do obturador da câmera fotográfica e a distância do objeto fotografado.
Esse tipo de efeito é essencial para a simulação de imagens foto-realisticas.
Distributed rendering (Render distribuído)
Esse é um termo para designar a possibilidade que o V-Ray têm para fazer renderizações distribuídas, isto é, utilizando múltiplos computadores ligados em rede.
Na renderização de cenas estáticas, o V-Ray consegue distribuir cada frame entre os computadores da Rede, porém, para animações é necessário utilizar os recursos do próprio software para essa função (no caso do 3ds Max, o software BackBurner)
HDRI (High Dynamic Range Image)
Uma imagem HDRI é uma imagem que contém uma gama extensa de informações de cores (que vão além dos padrões 0 – 255, ou 0.0 – 1.0). Esse tipo de imagem é geralmente utilizada para simular uma iluminação real em ambientes.
Iluminação Indireta, Iluminação Global, GI
No mundo real quando um raio de luz atinge um objeto esse produz múltiplas reflexões desse raio, em diferentes intensidades e direções. Durante o trajeto, esse raio pode rebater em outros objetos, aumentando o número de reflexões ainda mais. A esse processo repetitivo damos o nome de Global Illumination, ou iluminação global.
Motion Blur
Esse é o efeito causado pelo movimento rápido de um objeto. A passagem do objeto é tão rápida que a câmera não consegue focá-lo, criando uma imagem borrada.
Reflexões e Refrações
Por ser um renderizador baseado em RayTracing (simulação dos rebatimentos dos raios de luz, como no mundo real) o V-Ray permite reflexões perfeitas, assim como reflexões difusas, borradas (efeito bastante difícil de se conseguir com outras ferramentas).
Já a Refração é a distorção das ondas, quando essas têm a velocidade alterada ao entrar penetrar em um objeto ou superfície, causando um efeito de luz que varia conforme a propriedade dos objetos.
Essa variação é definida pelo cálculo de IOR (Index of Refraction). No 3ds Max os diferentes valores de IOR podem ser configurados na aba Extended Parameters do Material.
Fonte: Cadritech
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Antialiasing é uma técnica especial para simular suavidade nas bordas e detalhes das áreas de
alto-contraste em uma imagem. O plugin V-Ray consegue uma excelente qualidade de antialiasing realizando diferentes amostragens em um mesmo quadro. Para determinar se a utilização do recurso é necessária, o V-Ray compara as diferenças de cor (e outras propriedades) entre as partes da imagem.
Area lights
Area Light é um termo utilizado para descrever pontos de luz que não possuem um local específico na cena. Esse tipo de fonte luminosa pode produzir sombras do tipo Area Shadow, sombras borradas e difusas.
Depth of field (DOF)
Depth of field é o efeito onde determinada área da imagem aparece mais nítida do que as demais (geralmente borradas). No mundo real esse efeito ocorre quando há variações no controle do obturador da câmera fotográfica e a distância do objeto fotografado.
Esse tipo de efeito é essencial para a simulação de imagens foto-realisticas.
Distributed rendering (Render distribuído)
Esse é um termo para designar a possibilidade que o V-Ray têm para fazer renderizações distribuídas, isto é, utilizando múltiplos computadores ligados em rede.
Na renderização de cenas estáticas, o V-Ray consegue distribuir cada frame entre os computadores da Rede, porém, para animações é necessário utilizar os recursos do próprio software para essa função (no caso do 3ds Max, o software BackBurner)
HDRI (High Dynamic Range Image)
Uma imagem HDRI é uma imagem que contém uma gama extensa de informações de cores (que vão além dos padrões 0 – 255, ou 0.0 – 1.0). Esse tipo de imagem é geralmente utilizada para simular uma iluminação real em ambientes.
Iluminação Indireta, Iluminação Global, GI
No mundo real quando um raio de luz atinge um objeto esse produz múltiplas reflexões desse raio, em diferentes intensidades e direções. Durante o trajeto, esse raio pode rebater em outros objetos, aumentando o número de reflexões ainda mais. A esse processo repetitivo damos o nome de Global Illumination, ou iluminação global.
Motion Blur
Esse é o efeito causado pelo movimento rápido de um objeto. A passagem do objeto é tão rápida que a câmera não consegue focá-lo, criando uma imagem borrada.
Reflexões e Refrações
Por ser um renderizador baseado em RayTracing (simulação dos rebatimentos dos raios de luz, como no mundo real) o V-Ray permite reflexões perfeitas, assim como reflexões difusas, borradas (efeito bastante difícil de se conseguir com outras ferramentas).
Já a Refração é a distorção das ondas, quando essas têm a velocidade alterada ao entrar penetrar em um objeto ou superfície, causando um efeito de luz que varia conforme a propriedade dos objetos.
Essa variação é definida pelo cálculo de IOR (Index of Refraction). No 3ds Max os diferentes valores de IOR podem ser configurados na aba Extended Parameters do Material.
Fonte: Cadritech
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
re
ola
boas indicações e exelente contributo, logo q puder adiciono + informações neste tema o q m parece interessante p posteriores trocas d opinioes.
boas indicações e exelente contributo, logo q puder adiciono + informações neste tema o q m parece interessante p posteriores trocas d opinioes.
netCAD 3D Fórum :: 3D Studio MAX :: Tutoriais/Dicas :: VRay
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Qui Set 25 2014, 12:38 por H.Colombo
» Ganha em Junho 4 cents por referido Publipt
Sex Jun 06 2014, 09:50 por Jorge Antunes
» IKinema WebAnimate para animação 2D
Ter Out 22 2013, 10:11 por Jorge Antunes
» Corredor Urbano
Ter Out 22 2013, 09:22 por bmvp
» Corte_Aterro Civil 3d
Ter Out 08 2013, 11:49 por a|pinho
» Como quebrar várias linhas em interseções?
Seg Set 09 2013, 21:10 por def
» Versão Lite do Maya lançada pela Autodesk
Sex Ago 30 2013, 11:33 por Jorge Antunes
» MOI 3D - Moment of Inspiration
Qua Ago 21 2013, 15:49 por Jorge Antunes
» Autodesk AutoCAD 360
Qui maio 30 2013, 14:50 por Jorge Antunes
» Já está ai o novo AutoCAD 2014
Qua Mar 27 2013, 22:50 por Jorge Antunes