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Mensagem  Jorge Antunes Sáb Ago 28 2010, 23:09

Este tutorial tem com função introduzir na Game Engine do Blender ou BGE dando a ideia das suas potencialidades. Para isso vai-se construir um labirinto e de como se movimentar nele.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] escreveu:
Game Engine - Básico -Criando um Labirinto
Neste curso, você irá aprender os comandos básicos da game engine do Blender 3D. A versão usada para esse tutorial é a 2.43.
- Preparando o Cenário
Primeiro vamos deletar todos os objetos presentes na cena. Para isso aperte A (ele seleciona tudo que está presente na sua cena) então aperte X para deletar.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Agora vamos criar o nosso cenário. Aperte barra de espaço, Add -> Mesh -> Plane -> BEM (Botão
esquerdo do Mouse)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Com o plano no modo de edição, aperte S para escalar o objeto, deixe maior. Agora aperte W, Subdivide. Assim você irá fazer as divisões do plano, esses vão ser os nossos "caminhos" para o labirinto.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mude para seleção de faces:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Agora a parte mais legal, vamos fazer o caminho para o labirinto.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Selecione as faces usando Shift e clicando. entre os corredores, deixe sempre o espaço de uma face. Bom, com o caminho já feito, vamos fazer com que esse cenario tenha "volume", pois até agora temos somente um plano. Aperte E para usar o comando Extrude Region, usei z:-0.5.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


- Fazendo o Personagem
Como nesse tutorial nós vamos mostrar somente os comandos básicos, o nosso personagem será somente uma bola. Add -> Mesh -> UVsphere

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Coloque o personagem logo no início do cenário.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

-Ações

Com o personagem selecionado vá até Logic (F4) e selecione Actor, Dynamic. Com o
modo Wireframe veja se o ráio do objeto não está maior que ele. Caso esteja, mude os valores de Radius (o mesmo deve ser feito se o ráio estiver muito pequeno em relação ao objeto).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

As ações devem ser as seguintes:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Agora que temos os movimentos do personagem, devemos colocar uma câmera que siga-o. Para isso adicione uma câmera, coloque na posição em que ela deve estar, aperte A para deselecionar os objetos e depois selecione a bola e a câmera, nessa ordem. Aperte Ctrl-P e vá em Make parent.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

- Passos finais

O jogo já está pronto, só temos que indicar o o final. Nele vamos colocar
um reniciar. Crie um cubo e coloque no final do labirinto.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

As ações do cubo devem ser as seguintes:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Agora é só se divertir apertando P com a visão da câmera (aperte 0 no teclado numérico).
Irei futuramente tentar colocar aqui a versão mais atualizada no Blender 2.50
Jorge Antunes
Jorge Antunes
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