netCAD 3D Fórum
Olá Convidado!

Desde já, Seja muito bem-vindo ao Fórum netCAD 3D!!

Você necessita de se cadastrar ou logar-se, para poder contar com toda a disponibilidade do nosso Staff e conteúdos do fórum.



Participe do fórum, é rápido e fácil

netCAD 3D Fórum
Olá Convidado!

Desde já, Seja muito bem-vindo ao Fórum netCAD 3D!!

Você necessita de se cadastrar ou logar-se, para poder contar com toda a disponibilidade do nosso Staff e conteúdos do fórum.

netCAD 3D Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Curso Rápido On-line

Conflito entre Blocos e Tramas Netcad3d_cursorapido

Blogue netCAD 3D

netCAD 3D

beruby.com, o portal onde podes poupar!
Últimos assuntos
» Break Lines - Superfícies
Conflito entre Blocos e Tramas EmptyQui Set 25 2014, 12:38 por H.Colombo

» Ganha em Junho 4 cents por referido Publipt
Conflito entre Blocos e Tramas EmptySex Jun 06 2014, 09:50 por Jorge Antunes

» IKinema WebAnimate para animação 2D
Conflito entre Blocos e Tramas EmptyTer Out 22 2013, 10:11 por Jorge Antunes

» Corredor Urbano
Conflito entre Blocos e Tramas EmptyTer Out 22 2013, 09:22 por bmvp

» Corte_Aterro Civil 3d
Conflito entre Blocos e Tramas EmptyTer Out 08 2013, 11:49 por a|pinho

» Como quebrar várias linhas em interseções?
Conflito entre Blocos e Tramas EmptySeg Set 09 2013, 21:10 por def

» Versão Lite do Maya lançada pela Autodesk
Conflito entre Blocos e Tramas EmptySex Ago 30 2013, 11:33 por Jorge Antunes

» MOI 3D - Moment of Inspiration
Conflito entre Blocos e Tramas EmptyQua Ago 21 2013, 15:49 por Jorge Antunes

» Autodesk AutoCAD 360
Conflito entre Blocos e Tramas EmptyQui Maio 30 2013, 14:50 por Jorge Antunes

» Já está ai o novo AutoCAD 2014
Conflito entre Blocos e Tramas EmptyQua Mar 27 2013, 22:50 por Jorge Antunes

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Visitas

Conflito entre Blocos e Tramas

Ir para baixo

Conflito entre Blocos e Tramas Empty Conflito entre Blocos e Tramas

Mensagem  Jorge Antunes Dom Out 24 2010, 21:44

Eis um dos comandos com o qual nunca funcionou bem no AutoCAD o comando Hatch e então com blocos ainda pior. Para mim é um dois comando que devia ser bem melhorado e revisto. Mas como sempre á maneiras de contronar esse erros assim como criar alternativas para o poder aplicar. Assim segue uma transcrição de algumas dicas de como aplicar tramas evitando conflito com os Blocos.
Gustavo Bernardi escreveu:

Creio que todas as pessoas que trabalham com desenho arquitetônico buscam uma apresentação “vistosa” de seu trabalho em um layout mais amistoso do que a simples representação técnica. Isto facilita principalmente aos leigos no assunto a compreensão da proposta gráfica baseando-se principalmente na ambientação humanizada e contrastes nos elementos arquitetônicos.
Tais plantas humanizadas tendem a ser produzidas fora do AutoCAD, em programas de edição de imagens, como o Adobe Photoshop, outros programas programas vetoriais como o Corel Draw ou ainda de maneira mais integrada com o Autocad, utilizando o Autodesk Impression.
Todas estas opções acabam tomando tempo e todos sabem que tempo é dinheiro.
Então em muitas ocasiões de orçamento=tempo apertado, a apresentação acaba não sendo tão completa, mas ainda assim podemos manter um pouco da qualidade gráfica no próprio Autocad. Esta qualidade passa obrigatoriamente pelo uso de blocos e hachuras tanto pela facilidade de criação e edição como por manter um número reduzido de objetos para selecionar, entre outras vantagens.
Sabemos no entanto que hachurar é historicamente motivo de dor de cabeça pra muita gente, principalmente com o uso de blocos.
Listarei então algumas dicas de como facilitar este trabalho. Chamei este tópico de Episódio I, pois tenho certeza que este texto não é definitivo e que os demais colaboradores provavelmente tenham outras dicas importantes.
Vamos lá...

Dica 01 – splines
As splines sempre dão dor de cabeça aos sistemas de captura de áreas fechadas. Recomendo editar o bloco convertendo as splines para polilines, isto pode ser realizado utilizando a lisp spl2pl.vlx disponível pela web ou se você está utilizando o AutoCAD 2010, pode usar o splinedit com um duplo clique na spline. Veja que em ambas as situações você tem opcionais de número de segmentos criados, verifique para que não fique com muitos segmentos mas nem muito “facetado”.

Dica 02 – contorno do bloco
Sempre que possível tenha o contorno do bloco em um único ou em um menor número possível de objetos, isso facilita tanto par escanear a área hachurada quanto na necessidade de dar trim na hachura. Quando não é possível, recomendo criar uma poligonal em torno do bloco em um layer não plotável e próximo dele, por exemplo criar um bloco de cadeira com dimensões aproximadas de 50 cm x 50 cm e fazer um contorno que fique totalmente externo a 1 mm de distância e que seja um objeto único.

Dica 03 – island detection
Nas propriedades da caixa de diálogo de Hachuras normalmente o Island detection que nos interessa para uma planta baixa é o Outer, pois do contrário a hachura pode acabar vazando para dentro de uma ilha do bloco.

Dica 04 – tela gráfica
Tente enquadrar o zoom ao máximo no compartimento que será hachurado, reduzindo assim a área que será analizada pelo AutoCAD.

Dica 05 – layers
Tente deixar ligado o mínimo de layers necessários para hachurar a área, reduzindo o número de objetos analisados.

Dica 06 – linhas coincidentes
Com certeza vai ficar mais difícil o cálculo se o bloco tiver pontos de intersecção não muito definidos. Mas o que seria isso? Por exemplo: um bloco de fogão que está encostado na parede, o AutoCAD vai ter que fazer um cálculo a mais apenas para verificar se realmente este bloco toca a parede ou não. Se eu afastar um pouco, meio centímetro que seja, o programa irá identificar automaticamente que não está encostado. Para a plotagem não faz diferença, pois é uma pequena distância.
Obs: realizei um teste com um retângulo e dez blocos de bacias sanitárias em um computador não muito bom. Os resultados: uma diferença de tempo analizando a área de aproximadamente 20 segundos para os blocos encostando na parede e 3 segundos para os blocos afastados.

Dica 07 – blocoteca Considerando que seus blocos serão utilizados sempre, convém manter sua biblioteca otimizada. Um bloco “ruim” é um erro que se repete a cada inserção. Antes de utilizar um bloco, abra o arquivo .dwg, purgue o que for necessário, converta linhas para polilines unindo o que for possível, use o overkill para reduzir elementos desnecessários, ajuste os layers de acordo com seu padrão, converta as splines, crie o contorno externo se necessário. Pode até dar um pouco de trabalho no começo, mas é menos dor de cabeça depois.
cad-brasil.blogspot.com
Jorge Antunes
Jorge Antunes
Administrador

Número de Mensagens : 669
Idade : 49
Localização : Fig. da Foz
Data de inscrição : 05/09/2008

http://netcad3d.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos