netCAD 3D Fórum
Olá Convidado!

Desde já, Seja muito bem-vindo ao Fórum netCAD 3D!!

Você necessita de se cadastrar ou logar-se, para poder contar com toda a disponibilidade do nosso Staff e conteúdos do fórum.



Participe do fórum, é rápido e fácil

netCAD 3D Fórum
Olá Convidado!

Desde já, Seja muito bem-vindo ao Fórum netCAD 3D!!

Você necessita de se cadastrar ou logar-se, para poder contar com toda a disponibilidade do nosso Staff e conteúdos do fórum.

netCAD 3D Fórum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Curso Rápido On-line

Construção de Superfícies Netcad3d_cursorapido

Blogue netCAD 3D

netCAD 3D

beruby.com, o portal onde podes poupar!
Últimos assuntos
» Break Lines - Superfícies
Construção de Superfícies EmptyQui Set 25 2014, 12:38 por H.Colombo

» Ganha em Junho 4 cents por referido Publipt
Construção de Superfícies EmptySex Jun 06 2014, 09:50 por Jorge Antunes

» IKinema WebAnimate para animação 2D
Construção de Superfícies EmptyTer Out 22 2013, 10:11 por Jorge Antunes

» Corredor Urbano
Construção de Superfícies EmptyTer Out 22 2013, 09:22 por bmvp

» Corte_Aterro Civil 3d
Construção de Superfícies EmptyTer Out 08 2013, 11:49 por a|pinho

» Como quebrar várias linhas em interseções?
Construção de Superfícies EmptySeg Set 09 2013, 21:10 por def

» Versão Lite do Maya lançada pela Autodesk
Construção de Superfícies EmptySex Ago 30 2013, 11:33 por Jorge Antunes

» MOI 3D - Moment of Inspiration
Construção de Superfícies EmptyQua Ago 21 2013, 15:49 por Jorge Antunes

» Autodesk AutoCAD 360
Construção de Superfícies EmptyQui maio 30 2013, 14:50 por Jorge Antunes

» Já está ai o novo AutoCAD 2014
Construção de Superfícies EmptyQua Mar 27 2013, 22:50 por Jorge Antunes

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Visitas

Construção de Superfícies

5 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty Construção de Superfícies

Mensagem  a|pinho Ter Nov 16 2010, 10:29

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
a|pinho
a|pinho
Administrador

Número de Mensagens : 504
Idade : 45
Localização : Anadia
Data de inscrição : 12/06/2009

http://www.albertopinho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty Re: Construção de Superfícies

Mensagem  Jorge Antunes Qui Nov 18 2010, 12:06

Bom trabalho! Very Happy
Inicio de mais um manual introdutório muito bom.
A construção de superfícies costuma dar muito trabalho mas não se compara ao Land
Nada de colocar aqui o manual todo ok! Wink
Jorge Antunes
Jorge Antunes
Administrador

Número de Mensagens : 669
Idade : 50
Localização : Fig. da Foz
Data de inscrição : 05/09/2008

http://netcad3d.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty Re: Construção de Superfícies

Mensagem  toposcada Qui Mar 10 2011, 11:56

Bom dia!
Pretendia aqui colocar umas questões relativa a superficie. Noto que o civil, ao contrário do land, quando se cria uma superficie, em certos sitios são criados triângulos mesmo onde não tenho pontos ou mesmo triangulando com pontos que estão fora da boundary, o que por vezes faz com que a superficie não seja correctamente criada mesmo trocando triângulos. Agora eu pergunto, será que é possivel contornar isto, fazendo com que a triângulação seja feita exclusivamente com pontos? Outra questão é a seguinte, por vezes sinto necessidade de apagar triângulos, por exemplo quando me estão a apanhar cotas do cimo de um muro. Uma vez que não sei como poder excluir certos pontos da superficie através dos codigos como outros softwares de topografia o fazem, só criar triangulos manualmente. Quando o faço, o programa já não me associa os triângulos que criei a superficie... Neutral

toposcada
Novato

Número de Mensagens : 15
Idade : 38
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 28/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty RE: Construção de Superfícies

Mensagem  a|pinho Seg Mar 14 2011, 15:24


Caro toposcada,

Desde já lamento ainda nao ter respondido

No seguimento do conjunto das suas questões, é possivel apagar linhas das triangulações e os pontos. No entanto adianto que há sempre varias formas de resolver uma questão, é sempre relativo. pode a qualquer momento adicionar e remover pontos a sua superfície.

Por outro lado, pela minha pequena experiencia, as triangulações são feitas entre 3 pontos, por norma, aparentemente nao desenha triangulações a mais nem a menos, o C3D, faz sempre ligações pelo método tradicional e lógico, 3 pontos 1 triangulo.

Para fazer a operação que questionou:
1 - Seleccione a triangulação
2 - Aparecer-lhe-á na barra Ribbon, um novo menu, "TIN Surface: nome da superficie"
3 - Clique na seta indicativa do botão Edit Surface
4 - Seleccione a opção Add ou Delete Line, estas ferramentas permitir-lhe-á adicionar e apagar linhas numa triangulação.
5 - Selecione Add ou Remove Point, esta opção permitir-lhe-á adicionar e/ou remover pontos, que para este caso ate basta apenas apagar o ponto e fazer um Rebuit da superfície.

Espero ter esclarecido, qualquer questao adicional disponha sempre.


a|pinho
a|pinho
Administrador

Número de Mensagens : 504
Idade : 45
Localização : Anadia
Data de inscrição : 12/06/2009

http://www.albertopinho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty Re: Construção de Superfícies

Mensagem  toposcada Seg Mar 14 2011, 15:51

Vou tentar utilizar a opção que me deixou para ver se me resolve a situação. Já por diversas vezes apaguei linhas dos triangulos, mas depois não os consegui fazer manualmente como queria. Eu também acho estranho o civil me criar triangulos em sitio onde não existem pontos ou mesmo apanhar pontos que estão fora da boundary, realmente não devia acontecer, mas o que é certo é que me acontece. Neutral

toposcada
Novato

Número de Mensagens : 15
Idade : 38
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 28/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty re

Mensagem  a|pinho Seg Mar 14 2011, 16:01


Realmente acho isso muito estranho, mas nada como a troca de ficheiros para analisar se quiser. No entanto pode estar algum ponto escondido ou algo do genero, não é muito normal...
a|pinho
a|pinho
Administrador

Número de Mensagens : 504
Idade : 45
Localização : Anadia
Data de inscrição : 12/06/2009

http://www.albertopinho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty Re: Construção de Superfícies

Mensagem  toposcada Seg Mar 14 2011, 16:04

a|pinho escreveu:
Realmente acho isso muito estranho, mas nada como a troca de ficheiros para analisar se quiser. No entanto pode estar algum ponto escondido ou algo do genero, não é muito normal...

Posso enviar-lhe alguns se quiser, deixe-me uma pm com o seu endereço de e-mail.
Abraço

toposcada
Novato

Número de Mensagens : 15
Idade : 38
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 28/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty re

Mensagem  a|pinho Seg Mar 14 2011, 17:07


ola toposcada,

Já estive a analisar o seu ficheiro, e no seu caso é muito simples o que se esta a passar, realmente após a aplicação do boundaries, as ligações das triangulações originais mantem-se, por um lado está correcto, mantem a ligação da triangulação original. A melhor forma de eliminar este tipo de objectos é mesmo eliminar a linha, é a forma mais directa que estou a ver...a outra hipotese é mesmo manter, porque assim continua com a suavização da malha...
a|pinho
a|pinho
Administrador

Número de Mensagens : 504
Idade : 45
Localização : Anadia
Data de inscrição : 12/06/2009

http://www.albertopinho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty Re: Construção de Superfícies

Mensagem  toposcada Seg Mar 14 2011, 19:44

a|pinho escreveu:
ola toposcada,

Já estive a analisar o seu ficheiro, e no seu caso é muito simples o que se esta a passar, realmente após a aplicação do boundaries, as ligações das triangulações originais mantem-se, por um lado está correcto, mantem a ligação da triangulação original. A melhor forma de eliminar este tipo de objectos é mesmo eliminar a linha, é a forma mais directa que estou a ver...a outra hipotese é mesmo manter, porque assim continua com a suavização da malha...

Eu elimino as linhas, mas se depois quiser criar uma nova linha, não me cria, dá-me um erro e não cria a linha em falta...Neutral

toposcada
Novato

Número de Mensagens : 15
Idade : 38
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 28/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty Re

Mensagem  a|pinho Qui Mar 17 2011, 18:08


Que tipo de erro aparece? pelo que reparei esta a usar uma versão inferior a 2010. correcto?

De facto remover e adicionar novas linhas tras sempre situações desagradáveis, entao se fizer em objectos com a aplicação do Boundary, talvez seja pior.

Não sei se podera ajudar, mas experimente a função "SWAP EDGE", esta função permitir-lhe-á trocar a orientação das triangulações, dependendo da situação pode ajudar a corrigir alguma coisa.
a|pinho
a|pinho
Administrador

Número de Mensagens : 504
Idade : 45
Localização : Anadia
Data de inscrição : 12/06/2009

http://www.albertopinho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty Re: Construção de Superfícies

Mensagem  toposcada Qui Mar 17 2011, 18:16

a|pinho escreveu:
Que tipo de erro aparece? pelo que reparei esta a usar uma versão inferior a 2010. correcto?

De facto remover e adicionar novas linhas tras sempre situações desagradáveis, entao se fizer em objectos com a aplicação do Boundary, talvez seja pior.

Não sei se podera ajudar, mas experimente a função "SWAP EDGE", esta função permitir-lhe-á trocar a orientação das triangulações, dependendo da situação pode ajudar a corrigir alguma coisa.

O erro agora não o sei de cor. Pede-me para dar o inicio e o fim da linha e depois abre-me uma caixa de dialogo com um erro. A versão que utilizo é a 2009. o comando swap edge eu utilizo-o muito para trocar os triangulos de forma a deixar as curvas de nível o mais correctamente desenhadas possivel. O problema é que por vezes ao tentar trocar os triangulos que têm os vertices fora dos pontos, o programa nem sequer deixa. Neutral

toposcada
Novato

Número de Mensagens : 15
Idade : 38
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 28/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty Re

Mensagem  a|pinho Qui Mar 17 2011, 18:19


Talvez seja melhor criar um ponto novo nao?
a|pinho
a|pinho
Administrador

Número de Mensagens : 504
Idade : 45
Localização : Anadia
Data de inscrição : 12/06/2009

http://www.albertopinho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty Re: Construção de Superfícies

Mensagem  toposcada Qui Mar 17 2011, 18:30

a|pinho escreveu:
Talvez seja melhor criar um ponto novo nao?

Tenho que experimentar, embora não seja adepto de andar a interpolar pontos, prefiro dar todos os pontos necessários no campo, assim sei que o valor das cotas é o real do terreno.

toposcada
Novato

Número de Mensagens : 15
Idade : 38
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 28/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty re

Mensagem  a|pinho Qui Mar 17 2011, 19:05


calcula-se o valor do ponto médio...
a|pinho
a|pinho
Administrador

Número de Mensagens : 504
Idade : 45
Localização : Anadia
Data de inscrição : 12/06/2009

http://www.albertopinho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty Re: Construção de Superfícies

Mensagem  toposcada Sex Mar 18 2011, 16:22

a|pinho escreveu:
calcula-se o valor do ponto médio...

Pois quando falei na interpolação de pontos era a referir-me a isso.

toposcada
Novato

Número de Mensagens : 15
Idade : 38
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 28/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty Re: Construção de Superfícies

Mensagem  SilvaTop Dom Set 18 2011, 15:10

Peco desculpa so vir agora, mas espero vir a ser util.

Ora bem no 3D civil existe duas coisas destintas, uma sao os pontos de base para a criacao da supercice, outra sao os pontos da superfice, para ter um controlo total sobre a superfice aconcelho no Surface Style ligar os Pontos de Superficie.

Surface Properties -> edit current current selection-> e sobre o Display ligar os A layer Points,
Se estes ficarem muito grandes pode-se editar o tamanho e estilo.
[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]

Desta forma e possivel addicionar pontos de superficie, eliminar adicionar novos linhas refazendo novos Triangulos sobre os pontos de superfice, e nao sobre os grupos de pontos( pontos Topografico), geralmente quando esta layer esta desligada quando se tenta addicionar uma nova linha da erro fatal, como o Civil nao encontra os pontos de superfice onde teem de connectar a linha, tenta processar toda a informacao contida no trabalho, o que origina a erro fatal.

um abraco.

SilvaTop
Moderador

Número de Mensagens : 23
Idade : 42
Localização : Liberia
Data de inscrição : 18/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty re

Mensagem  a|pinho Dom Set 18 2011, 22:12

Essa opção nunca a usei realmente. já a vi mas cm disse nunca usei e pelo q vejo dá é mesmo jeito para a re-edição de superfícies alteradas.

Uma questão, é possivel ver ou editar estas situações em perfil? o existente e novo? em perfis atraves de alinhamentos sei que dá mas numa situação de terreno existente e terreno novo nunca tentei é possivel Edgar?
a|pinho
a|pinho
Administrador

Número de Mensagens : 504
Idade : 45
Localização : Anadia
Data de inscrição : 12/06/2009

http://www.albertopinho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty Res

Mensagem  SilvaTop Seg Set 19 2011, 19:00

Sim Alberto e possivel. bounce
Embora e necessario seguir alguns passos.
Como exemplo vamos imaginar que tinhamos uma superficies de terreno natural, e outra criada em base desta como Terreno decapado, tendo o alinhamento a passar tambem por estas superficies, na altura de mandar tracar o perfil longitudinal
MENU->HOME->Create Profile From Surface, tem de se addicionar as duas superficies ao perfil.

[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]

Depois para que a legenda do perfil fique com as duas informacoes, basta no Data Band selecionar uma superficies como Profile1 e a outra como Profile2,.

[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]

Quanto a edicao da superficie no perfil neste caso tem de se alterar na superficie para se notar as alteracoes no perfil. No caso dos Corridor, ja e diferente o que se alterar no perfil ja influencia as superficies desde que estas estejam ligadas a estes elementos.
Espero ter sido Util,
Um abraco amigo Pinho Twisted Evil


SilvaTop
Moderador

Número de Mensagens : 23
Idade : 42
Localização : Liberia
Data de inscrição : 18/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty Re: Construção de Superfícies

Mensagem  toposcada Qui Set 22 2011, 13:36

Boas SilvaTop! Obrigado pelo esclarecimento relativo a criação e eliminação de linhas nas superficies. Por vezes o civil cria linhas de triangulação onde nem sequer tem pontos e torna-se necessário fazer uma edição da superficie, eliminando e criando novamente linhas para que o relevo do terreno seja devidamente desenhado. Eu utilizo muito o sierra e lá é facil ultrapassar este problema, mas no civil ainda não sabia.

toposcada
Novato

Número de Mensagens : 15
Idade : 38
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 28/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty res

Mensagem  SilvaTop Qui Set 22 2011, 13:57

Boas toposcada

Eu tambem trabalhei alguns anitos com o Sierra, inclusive tenho uma chave. Devo dizer que o Sierra me ajudou tambem bastante a compreender o 3Dcivil, especialmente nesta parte.

Um Abraco

SilvaTop
Moderador

Número de Mensagens : 23
Idade : 42
Localização : Liberia
Data de inscrição : 18/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty Re: Construção de Superfícies

Mensagem  toposcada Qui Set 22 2011, 14:03

SilvaTop escreveu:Boas toposcada

Eu tambem trabalhei alguns anitos com o Sierra, inclusive tenho uma chave. Devo dizer que o Sierra me ajudou tambem bastante a compreender o 3Dcivil, especialmente nesta parte.

Um Abraco

Eu acho o sierra muito potente no que respeita a perfis, modelação do terreno etc, mas a base cad dele deixa um pouco a desejar... No meu local de trabalho neste momento trabalho com o civil mas como nunca obtive formação dele e passei do land para o civil, ainda estou um bocado verde e há passos que ainda falham e dão muito jeito!! Aos pouco vai-se explorando...
Abraço

toposcada
Novato

Número de Mensagens : 15
Idade : 38
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 28/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty Re: Construção de Superfícies

Mensagem  helder.alves Qui Jan 12 2012, 21:26

toposcada escreveu:
SilvaTop escreveu:Boas toposcada

Eu tambem trabalhei alguns anitos com o Sierra, inclusive tenho uma chave. Devo dizer que o Sierra me ajudou tambem bastante a compreender o 3Dcivil, especialmente nesta parte.

Um Abraco

Eu acho o sierra muito potente no que respeita a perfis, modelação do terreno etc, mas a base cad dele deixa um pouco a desejar... No meu local de trabalho neste momento trabalho com o civil mas como nunca obtive formação dele e passei do land para o civil, ainda estou um bocado verde e há passos que ainda falham e dão muito jeito!! Aos pouco vai-se explorando...
Abraço

Boa noite,

Essa situação a que se refere, de depois de aplicar a boundary externa ficar com triangulações de fronteiras "esquesitas", eu resolvo da seguinte forma:
1º-carrego os pontos para a superfície, quando isso acontece automáticamente aparece uma boundary disparatada, mas sem stress......
2º-desenho as breaklines todas para "disciplinar" os triângulos.
3º-desenho as ilhas
4º-por último, desenho a boundary externa e o C3D já não faz disparates ao retirar os triangulos "excedentes".
5º-troco/adiciono/apago os pontos/triangulos que achar necessário.

este é o meu método e tem funcionado 5*****.

cumps.

Off topic: em tempos conheci um topógrafo em Coimbra com o apelido de Escada ??????
helder.alves
helder.alves
Novato

Número de Mensagens : 3
Idade : 47
Localização : Montijo
Data de inscrição : 19/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty Re: Construção de Superfícies

Mensagem  toposcada Sex Jan 13 2012, 09:06

helder.alves escreveu:
toposcada escreveu:
SilvaTop escreveu:Boas toposcada

Eu tambem trabalhei alguns anitos com o Sierra, inclusive tenho uma chave. Devo dizer que o Sierra me ajudou tambem bastante a compreender o 3Dcivil, especialmente nesta parte.

Um Abraco

Eu acho o sierra muito potente no que respeita a perfis, modelação do terreno etc, mas a base cad dele deixa um pouco a desejar... No meu local de trabalho neste momento trabalho com o civil mas como nunca obtive formação dele e passei do land para o civil, ainda estou um bocado verde e há passos que ainda falham e dão muito jeito!! Aos pouco vai-se explorando...
Abraço

Boa noite,

Essa situação a que se refere, de depois de aplicar a boundary externa ficar com triangulações de fronteiras "esquesitas", eu resolvo da seguinte forma:
1º-carrego os pontos para a superfície, quando isso acontece automáticamente aparece uma boundary disparatada, mas sem stress......
2º-desenho as breaklines todas para "disciplinar" os triângulos.
3º-desenho as ilhas
4º-por último, desenho a boundary externa e o C3D já não faz disparates ao retirar os triangulos "excedentes".
5º-troco/adiciono/apago os pontos/triangulos que achar necessário.

este é o meu método e tem funcionado 5*****.

cumps.

Off topic: em tempos conheci um topógrafo em Coimbra com o apelido de Escada ??????

Tenho que testar essa forma de dar a volta ao civil. A explicação que me deram em cima também funcionou, mas essa talvez seja mais simples. Smile Eu costumo sempre desenhar a boundary primeiro e só depois as breaklines e às tantas é por isso que o civil se baralha. Trabalho também com o sierra e já trabalhei com o mdt e o civil é o unico que me cria triângulos sem ter pontos junto a boundary, nunca percebi bem o porque.
PS.
Esse Escada deve ser o meu irmão, o filho mais velho do Mário Escada, Você foi o topógrafo que esteva na Câmara de Coimbra e depois foi para Lisboa?
Abraço

toposcada
Novato

Número de Mensagens : 15
Idade : 38
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 28/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty Re: Construção de Superfícies

Mensagem  helder.alves Sex Jan 13 2012, 22:08

Boas,

Sim, sou eu, de fato estamos numa pequena aldeia, há alguém que conhece sempre alguém....
um abraço ao seu pai e ao seu irmão.

abraço
helder.alves
helder.alves
Novato

Número de Mensagens : 3
Idade : 47
Localização : Montijo
Data de inscrição : 19/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty Re: Construção de Superfícies

Mensagem  toposcada Sáb Jan 14 2012, 14:00

Foram entregues os abraços e foram retribuidos também.
A mim também me deve conhecer, eu ainda fui lá algumas vezes enquanto lá esteve, mas é natural que não se recorde, já lá vão uns anos.
Se precisar de algo aqui na zona apite.
Abraço

toposcada
Novato

Número de Mensagens : 15
Idade : 38
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 28/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de Superfícies Empty Re: Construção de Superfícies

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos