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Trabalhando com topografia no sketchup
2 participantes
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Trabalhando com topografia no sketchup
Para o pessoal do SketchUp e não só encontrei este tutorial que partilho com os netCADistas do fórum.
Elcio escreveu:
Na maioria dos softwares voltados para modelagem, a criação da topografia normalmente é uma parte bem complicada. Mas no sktechup temos uma ferramenta que facilita muito essa tarefa, chama-se “Sandbox”.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Para começarmos você precisa das curvas de nível do terreno que será criado. Estas devem estar posicionadas em alturas diferentes para que o programa entenda que se trata de uma superfície com inclinações variadas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Após esta formatação inicial, você deve clicar em “View/toolbars/Sandbox”, e selecionar as curvas de nível, e em seguida um clique na primeira opção do Sandbox.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Obs.: Caso o Sanbox não apareça no view/toolbars, vá à window/preferences/extensions e ative o “sandbox tools”.Obs.: Com o terreno pronto, você pode deletar ou desligar as curvas de nível. A partir desse ponto elas não têm mais utilidade. Particularmente recomendo que você as coloque em algum layer a parte, para posterior referência.Com a topografia pronta, agora vamos criar os taludes onde, eventualmente haverá algum edifício. Para isso você deve “desenhar” o contorno dessa plataforma, posiciona-la sobre a topografia e clicar no quarto botão da barra Sandbox, e em seguida no terreno. Veja o exemplo abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Obs.: Todos estes objetos que usamos para alterar a topografia (criar talude), devem estar fechados, ou seja, devem ser uma superfície. Não é possível alterar a topografia apenas com linhas.Agora só falta definirmos as diferentes texturas que compõe esta superfície. Em meu exemplo criarei uma malha de ruas asfaltadas cortando o terreno.Para isso, faço o desenho da rua, e posiciono sobre a topografia, clico no quinto botão da barra Sandbox, e em seguida no terreno.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Para finalizarmos, selecione a topografia e entre no modo de edição (dois cliques com o mouse sobre a mesma, ou com o botão secundário do mouse, selecione “edit group”). Note que apareceram linhas sobre a topografia, estas linhas a separaram em várias superfícies. Você pode atribuir materiais diferentes a cada uma delas, como fiz no exemplo abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Obs.: Para sair do modo de edição, basta clicar fora do prisma retangular pontilhado que cerca o grupo.Com você pôde ver, a criação de terrenos no sketchup é uma tarefa relativamente fácil, bastando apenas, com dito acima, tomar cuidado ao fornecer as curvas de nível ao programa. Caso tenha alguma dúvida, utilize o espaço abaixo para comentários. Na medida do possível, vou respondendo.
Site: folhaazero.wordpress.com
re
Ola Jorge,
post interessante!!
Realmente o sketchup está a evoluir cada vez mais e a espantar!!!!
Uma questão isso é na versão PRO ou FREE?
Re: Trabalhando com topografia no sketchup
a|pinho escreveu:Uma questão isso é na versão PRO ou FREE?
Este trabalho pode ser feito em ambas as versões. Uma das diferenças é que na free não podes importar do AutoCAD embora haja maneira de contornar essa situação.
O SketchUp Pro já tem mais uns dois programas para facilitar na apresentação dos esboços e permite intercâmbio entre ficheiros do AutoCAD.
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